Crítica - Water for Elephants (2011)


Realizado por Francis Lawrence
Com Robert Pattinson, Reese Witherspoon, Christoph Waltz

O realizador de “Constantine” (2005) e “I Am Legend “ (2007), Francis Lawrence, aventura-se por terras dramáticas com este “Water For Elephants”, um drama baseado no homónimo bestseller da autoria de Sara Gruen, um livro que tinha tudo para ser transformado num filme interessante, mas que infelizmente acabou por ser transformado em mais um filme meramente aceitável e emocionalmente indolente. A história de “Water For Elephants” é ambientada na Grande Depressão (1929 – 1936) e centra-se em Jacob Jankowski (Robert Pattinson), um desafortunado estudante de veterinária que, devido à crescente crise económica, é forçado a abandonar os estudos e procurar uma forma estável de sustento. Jacob aproveita a sua experiência com animais para se associar ao Circo dos Irmãos Benzini, um circo ambulante em decadência onde conhece Marlena (Reese Witherspoon), um dos maiores atractivos femininos do show e mulher do carismático August (Christoph Waltz), o instável director do circo. Jacob e Marlena iniciam uma forte amizade que evoluiu para um relacionamento amoroso, no entanto, este seu romance parece condenado ao fracasso devido ao casamento de Marlena com August.


O intenso romance entre Jacob e Marlena é o maior atractivo de “Water For Elephants”, de Sara Gruen, mas não é o maior atractivo deste “Water For Elephants”, de Francis Lawrence (Realizador) e de Richard LaGravenese (Guionista), um filme medíocre que nos oferece uma narrativa excessivamente monótona que não vivifica a virtuosa e incisiva essência romântica da sua base literária, uma ideia que é sustentada pela sua fraca vertente romântica ou pelo facto de o único real atractivo de “Water For Elephants” ser Rosie, um elefante fêmea extremamente afável que rouba todas as cenas em que entra a Jacob e Marlene, um casal pouco convincente que é alvo de uma construção excessivamente melodramática. A sua conclusão oferece-nos um clássico final feliz e um final extremamente irónico para August (Christoph Waltz), um homem cruel que sucumbe às mãos da criatura que mais mal tratou na sua vida.


O trabalho de Francis Lawrence em “Water For Elephants” evidencia a falta de à-vontade que este cineasta tem com os filmes dramáticos, no entanto, evidência também o seu enorme talento técnico. É verdade que Lawrence não soube incutir à narrativa um ritmo fluido, mas também é verdade que soube ornamentar o filme com uma série de elementos visuais excelentes que o tornam mais apelativo para as massas, no entanto, este fausto visual não salva esta obra da mediocridade. A qualidade visual de “Water For Elephants” é também corroborada pelo vestuário e pela caracterização circense que é utilizada pelos seus intervenientes. James Newton Howard também criou uma razoável banda sonora para esta obra. O seu elenco é claramente um dos seus elementos mais fracos. Robert Pattinson e Reese Witherspoon não exibem qualquer química entre si e isto afecta claramente as suas performances individuais que não são nem credíveis nem carismáticas, sendo mesmo inferiores à performance do verdadeiro atractivo desta obra: Rosie. O trabalho de Christoph Waltz também não é melhor e só Hal Holbrook é que nos convence como Jacob Jankowski (Idoso). O maior best-seller de Sara Gruen, “Water For Elephants”, não é uma obra literária de excelência mas poderia ter sido transformado num filme aceitável, no entanto, acabou por ser transformado por Francis Lawrence e Richard LaGravenese numa obra medíocre que conta apenas com uma interessante vertente visual .


Classificação – 2 Estrelas Em 5

Enviar um comentário

3 Comentários

  1. Qual é a dificuldade de escrever uma crítica sem spoilers? Ainda por cima sobre o final? Quando leio uma crítica é para obter uma opinião que me convença ou não a ver o filme, não quero nem preciso de um resumo da história...

    V.

    ResponderEliminar
  2. Não há qualquer spoiler na crítica, há insinuações mas isso é amplamente permitido num texto crítico, afinal de contas como se pode criticar uma história sem apelar às suas ironias ou metáforas.

    ResponderEliminar
  3. Amei o filme ,,, não leio críticas até pq é opinião pessoal de alguém ,,, prefiro a minha, detalhe sou público e pago para assistir.

    ResponderEliminar

//]]>