Os Filmes dos Óscares – Wings (1929)

A 16 de Maio de 1929 teve lugar no Hotel Roosevelt em Hollywood a primeira cerimónia de Entrega dos Prémios de Mérito da Academia mais conhecidos por Óscares. A origem deste nome não oficial é alvo de diferentes versões mas seja qual for a verdade é de facto por este nome que a estatueta é conhecida em todo  mundo. Todos os anos a cerimónia, considerada o mais importante acontecimento cinematográfico mundial, é visionada por pessoas de todo o planeta. Muitos discordam das decisões dos mais de 5. 800 membros da Academia e os filmes oscarizados são sempre alvo de acesos debates, certo é que a atribuição da estatueta é fundamental para a carreira do filme em questão. Iremos lembrar aqui os filmes vencedores na categoria de Melhor Filme, desde 1929.

De William A. Wellman 
Com Clara Bow, Charles "Buddy" Rogers, Richard Arlen, Gary Cooper 


Wings, filme mudo de 1927, foi o primeiro na História dos Óscares  a receber o prémio de Melhor Filme. Em 1929 existiam, convém lembrar, apenas as categorias de Melhor Produção e Melhor Produção de Qualidade Artística, tendo Wings ganho o primeiro destes prémios. O Óscar de melhor filme surgiu no ano seguinte e foi então que se decidiu que Wings passaria a ser considerado o primeiro nesta categoria. Foi um dos únicos três filmes a ganharem a estatueta nesta categoria sem que o realizador tenha sido nomeado para a de melhor realizador.

 Nesta película de 141 minutos, dois pilotos da Primeira Guerra Mundial, Jack Powell (Charles "Buddy" Rogers) e David Armstrong (Ricahrd Arlen) , envolvem-se numa luta amorosa pela conquista de  Sylvia Lewis (Jobyna Ralston) da qual faz parte também Mary Preston (Clara Bow) que está apaixonada por Jack. Esta guerra pelo amor coincide com a I Grande Guerra e o consequente envolvimento das personagens na mesma. A solução para este conflito de interesses acaba por depender de toda a injustiça que a guerra acarreta irremediavelmente. Neste filme, e pela primeira vez na História do Cinema, dois homens surgem a beijar-se na face. As incríveis proezas técnicas conseguidas na sua realização e que ainda hoje nos deixam fascinados dada a escassez de meios de então, garantiram-lhe também o Óscar de Melhores Efeitos de Engenharia.

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>