Os Filmes dos Óscares – All Quiet On The Western Front (1930)

Realizado por Lewis Milestone 
Com Lew Ayres, Louis Wolheim, John Wray 

Obra maior dos filmes de guerra, All Quiet On The Western Front foi o terceiro filme a ganhar a estatueta de Melhor Filme, entregue no ano de 1930, tendo recebido na mesma altura a estatueta de Melhor Realizador. O argumento baseia-se na obra homónima do veterano da Primeira Guerra Mundial, Erich M. Remarque. O facto de apresentar o ponto de vista da guerra do lado germânico e a exposição do horror que ela representa para todas as fações em combate fez deste filme não só uma obra exemplar no género como também um monumento pacifista. 

 

Sete rapazes alemães acabados de sair da escola, enfileiram-se nas hostes alemãs a fim de defender com orgulho a sua pátria. Este fervor cedo vai ser substituído por o confronto com a brutalidade dos combates e as inúmeras baixas de ambos os lados. Um a um todos perecem até ao climax final em que Paul Baümer (Lew Ayres) estica a mão para tocar numa borboleta, cena filmada alguns meses depois de o filme estar concluído e na qual a mão utilizada foi a do próprio realizador. 
O impacto da obra foi tão forte que, não só foi proibido em vários países dado o seu possível efeito dissuasor sobre os exércitos, tal como acontecera com o livro que lhe serviu de base, como, por outro lado, surgiram nos países onde foi exibido críticas como esta na Variety em 1930: o filme merece “to be shown in all the nations until the word ‘war’ is taken out of dictionaries”. Curiosamente estreará em breve um remake da obra com Daniel Radcliffe interpretando Paul Baümer, o que só vem provar a intemporalidade do seu argumento. Para além destas existe ainda uma versão de 1979 para televisão.

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. Ainda hoje, um grande filme, com fantásticas filmagens de batalhas nas trincheiras. As cenas iniciais parecem um bocado antiquadas, mas fora isso...

    ResponderEliminar

//]]>