Os Filmes dos Óscares – Cimarron (1931)

Realizado por Wesley Ruggles 
Com Richard Dix, Irene Dunne, Estelle Taylor 

Em 1932, Cimarron conseguiu a proeza de ser o primeiro western a ganhar o Óscar de Melhor Filme, alcançando o maior número de nomeações alguma vez atingido até então. A acrescentar à estatueta de Melhor Filme, entregue, nesse ano, pela quarta vez na História do cinema, Cimarron arrecadou ainda a de Melhor Argumento Adaptado e a de Melhor Direção de Arte. 
Este Western, baseado na obra homónima de Edna Ferber, conta-nos a história de uma família de colonos no Oklahoma, então território Cherokee, entre 1890 e 1929 e da luta pela sobrevivência da mulher (Irene Dunne) enquanto o seu marido (Richard Dix), um advogado e jornalista que rapidamente liderou a comunidade local, vivia a sua vida aventurosa. A mensagem da obra radica no inquestionável exacerbado nacionalismo americano e na crença na sua enorme capacidade de progresso. 

 

O filme, ainda liberto dos códigos censórios que vigoraram alguns anos mais tarde o que permitiu a apresentação de conteúdos depreciativos para com os índios, constituiu uma enorme produção para a época ainda mais se nos lembrarmos que se vivia o grande sacrifício da Depressão. O investimento da RKO foi de cerca de um milhão e meio de dólares e, apesar do êxito comercial do filme, a produtora saiu em prejuízo. Em 1960 foi feito um remake da obra o que mostra a sua vitalidade.

Enviar um comentário

1 Comentários

  1. É impressão minha ou esta é a 24º crónica diferente da Ana Campos? Pelo menos agora já só sai um texto de 6 em 6 meses. Assim consegue ser tolerável...

    ResponderEliminar

//]]>