Os Piores Reality Shows Norte-Americanos de Sempre

Já falamos aqui (http://portalcinema.blogspot.pt/2013/04/os-reality-shows-em-portugal-uma.html) do passado e presente dos reality shows no nosso país, mas acho que é preciso também falar um pouco da Terra dos Maus Reality Shows – os Estados Unidos da América. Os portugueses até podem achar que estão muito mal servidos com a TVI e a SIC, mas, em matéria de programas ridículos e reality shows parvos, as emissoras norte-americanas batem qualquer concorrente. É verdade que o Japão tem aqueles programas cómicos completamente surrealistas e que o Brasil aposta, em demasia, em programas com um significativo teor sexual, mas ninguém bate os Estados Unidos da América no que toca a programas de baixo nível. Os exemplos são imensos, mas porque não recordar aqui os piores programas norte-americanos do género.

1 - Keeping Up With The Kardashians (Canal E!)
Este reality show segue o quotidiano da Família Kardashian, que é composta por uma série de pessoas semi-famosas que nunca fizeram nada de importante na vida mas, que mesmo assim, conseguiram alcançar um pequeno nível de sucesso nos Estados Unidos da América. O problema é que esse sucesso não foi alcançado graças aos seus feitos profissionais, mas sim graças a polémicas e tentativas parvas de obter alguma fama, como é o caso da infame sex tape que Kim Kardashian protagonizou com um desconhecido rapper norte-americano. Os episódios de “Keeping Up With The Kardashians” são tão medíocres como os protagonistas, mas este programa é, ainda assim, um sucesso de audiências que até gerou várias spin-offs, como “Kourtney and Kim Take Miami” ou “ Khloé & Lamar”.

2 - Jersey Shore (MTV)
Um grupo de indivíduos incultos e narcisistas de ascendência italiana juntam-se na Costa de Nova Jérsia para passarem um Verão inesquecível, que será pautado por muitas festas e sexo. A premissa de “Jersey Shore” é simplista, mas este programa é, ainda hoje, um verdadeiro fenómeno televisivo junto dos norte-americanos que, inexplicavelmente, adoram acompanhar as peripécias sexuais do The Situation, as aventuras parvas de JWOWW ou Snooki e as violentas discussões do casal Ronnie e Sammy. Os participantes de “Jersey Shore” cumprem todos os esterótipos que esperamos encontrar num italo-americano mas, acima de tudo, são todos completamente idiotas e ingénuos. É triste valorizar a ignorância, mas é exatamente isso que "Jersey Shore" faz. Uma spin-off britânica já foi criada e chama-se "Geordie Shore".

3 - Rock of Love/ Shot of Love/ Flavour of Love (MTV)
Os responsáveis pela programação da MTV conseguem criar os programas mais ridículos à face do planeta, mas às vezes, até este génios conseguem superar-se a si próprios mais do que uma vez com o mesmo conceito parvo. “Rock of Love”, “Shot of Love” e “Flavour of Love” são três programas ridículos com o mesmo conceito idiota, onde uma celebridade não muito famosa, convida uma série de atraentes indivíduos (homens ou mulheres) para visitarem a sua mansão para que assim possam, no final de algumas semanas, escolher o seu novo par romântico. Esta escolha é antecedida de muitos desafios ridículos e aventuras sexuais desnecessárias, que só evidenciam a superficialidade dos participantes, mas sobretudo, das celebridades que estão no centro destes jogos do amor. Estes programas deram origem a outros reality shows semelhantes em outros canais, como "I Love New York".

4 - Bridalplasty (Canal E!)
Os norte-americanos adoram cirurgias plásticas, por isso o Canal E! decidiu promover um concurso/ reality show onde um grupo de noivas competem em certos desafios para conseguirem ganhar cirurgias plásticas de graça e, se ganharam o desafio final, ganham também um casamento de sonho completamente grátis e, claro está, mais uma série de cirurgias plásticas de graças. Para além de apostar num conceito perigoso que pode levar as pessoas a pensarem que uma cirurgia plástica não acarreta riscos, “Bridalplasty” reforça também a superficialidade dos participantes e dos próprios norte-americanos que, cada vez mais, recorrem à cirurgia plástica para se tentarem enquadrar no ideal de beleza imposto pela sociedade. Este culto à figura plástica e superficial é parvo e, talvez por isso, “Bridalplasty” só tenha tido uma temporada.

5 - The Real Housewives (Bravo)
A maior parte das grandes cidades norte-americanas têm uma versão deste programa, que acompanha o quotidiano de um grupo de mulheres ricas e de meia-idade que não fazem nada da vida, para além de irem às compras diariamente, gritar incessantemente com os familiares e, acima de tudo, discutir com as outras donas de casa. É difícil encontrar um programa mais insultuoso para a classe média/ baixa do que este, já que são poucos os reality shows que atiram à cara do público que nunca vão poder ser tão ricos ou levar uma vida tão despreocupada como aquela que as várias participantes mimadas deste programa têm. Este programa já originou derivações ainda mais parvas como “Extreme Cougar Wives”, que acrescenta ao conceito uma forte vertente sexual.

6 – My Super Sweet Sixteen (MTV)
Já que falo em pessoas mimadas, porque não falar de “My Super Sweet Sixteen”, um reality show muito parvo e irritante que acompanha a organização da Festa de Aniversário de um jovem (normalmente do sexo feminino) com pais ricos e que, apesar de ter uma festa de sonho com que muitos sonham, acaba sempre por encontrar um montão de defeitos, ou porque não recebe o carro que queria ou, simplesmente, porque nenhum cantor famoso quis atuar na sua festa.

7 -Toddlers & Tiaras (TLC)
É um triste facto, mas os pedófilos são cada vez mais prolíferos na nossa sociedade, no entanto, isto não parece afetar a consciência dos produtores de “Toddlers & Tiaras”, um programa que acompanha o competitivo mundo dos Concursos de Beleza Para Crianças, algo que, pelos vistos, é muito popular nos Estados Unidos da América, apesar de acarretar custos enormes. Este programa já foi palco de inúmeras polémicas e ataques sociais, porque, para além de promover a pedofilia, promove também os maus tratos infantis, no entanto, estes “pequenos problemas” não parecem afetar a popularidade deste show, que continua a ser exibido em horário nobre e, mais grave do que isso, continua a ter muitos participantes.

8 - Honey Boo Boo Child (TLC)
A primeira spin-off de “Toddlers & Tiaras” é este reality show “Honey Boo Boo Child”, que segue a rotina da desequilibrada  família de uma das participantes mais famosas de “Toddlers & Tiaras”, a Honey Boo Boo Child. Este programa faz “Keeping Up With The Kardashias” parecer um reality show sério, já que todos os episódios desta porcaria semanal são pautados por momentos ridículos que mostram a estupidez latente da classe popularmente conhecida como “white trash” ou “lixo branco”. É triste encontrar alguém que confirme todos os estereótipos desta classe, mas basta ver um episódio de “Honey Boo Boo Child” para encontramos de imediato vários exemplos. 

9 - Dance Moms (LifeTime)
E se alguém misturasse o conceito de “Todlers & Tiaras” com o de “Dancing With the Stars”? Esta deve ter sido a ideia que originou o reality show “Dance Moms”, onde várias mães supostamente dedicadas obrigam os seus filhos a participarem num concurso de dança, onde a humilhação e as rivalidades estão sempre presentes. É frequente vermos crianças a serem humilhadas e rebaixadas neste programa, mas isto não parece tão mau quando ficamos com a ideia que muitas das crianças participantes nem querem estar ali, mas têm que estar porque esse é o desejo/ sonho dos seus pais. Eu sei que é revoltante, mas “Dance Moms” ainda está no ar.

10 – Gigolos (Showtime)
A prostituição não é uma profissão só para mulheres e, a provar isto, estão os protagonistas de “Gigolos”, um reality show que acompanha o quotidiano profissional de um grupo de prostitutos masculinos em Las Vegas. Os prostitutos têm, todos eles, uma personalidade deplorável e egocêntrica que alimenta ainda mais o nosso desdém por este programa sem qualquer história, já que grande parte da sua duração é pautada por cenas de sexo explicita entre os prostitutos e as clientes.

11 - Immortalized (AMC)
Este é um reality show competitivo, onde vários participantes competem entre si para criarem a melhor escultura de taxidermia, ou seja, este é um programa que transforma a arte de embalsamento de animais numa competição. É preciso dizer mais alguma coisa em relação à parvoíce deste conceito e à previsível ausência de entretenimento?

12 - My Big Redneck Vacation (CMT)
Já aqui falei de “Honey Boo Boo Child”, mas há outro reality show nos Estados Unidos da América que reforça os estereótipos dos habitantes do interior norte-americano, os denominados rednecks que, por coincidência, também costumam ser apelidados de white trash. “My Big Redneck Vacation” é tão parvo como “Honey Boo Boo Child” e, tal como este, mostra todas as semanas várias pessoas humildes em situações que só reforçam a sua ignorância e o seu desconforto social.

13 - Best Funeral Eve (TLC)
O funeral deve ser uma cerimónia solene, onde o luto e a memória do falecido devem estar sempre em evidência. Este conceito tradicional é posto à prova por este programa, onde os empregados de uma agência funerária tentam criar os funerais mais extravagantes de sempre para os seus clientes, negligenciando pelo meio todas as coisas importantes que deveriam pautar um funeral, como o respeito ou a mágoa. 

14 -Killer Karaoke (TruTV)
O karaoke é, já de si, um espetáculo degradante, mas o pessoal da TruTV conseguiu torná-lo ainda mais insuportável ao juntar esta arte musical a um par de desafios parvos que assumem a forma de distrações. É difícil de imaginar um conceito musical pior que este mas, pelos vistos, os norte-americanos adoram esta premissa. 

15 – 16 and Pregnant/ Teen Mom (MTV)
É difícil de perceber se “16 and Pregnant” ou a sua derivação “Teen Mom” têm conseguido diminuir a gravidez na adolescência ou, pelo contrário, se têm incentivado mais jovens a engravidar mais cedo para assim conseguirem aparecer na televisão. O que importa dizer é que estes dois programas estão cheios de melodrama humano forçado e desnecessário, que acrescenta muito pouco ao panorama televisivo norte-americano mas, pelo menos, passa uma mensagem social importante que, infelizmente, não é transmitida da melhor maneira.

16 - Who’s Your Daddy? (FOX)
Uma mulher que foi adotada é colocada numa sala com vinte e cinco homens, sendo um deles o seu pai biológico. Se a mulher adivinhar quem é o seu pai biológico, então ganha uma quantia em dinheiro. A premissa deste programa é tão parva e ofensiva aos bons costumes que nem conseguiu agradar aos norte-americanos, que reagiram muito mal ao primeiro programa e forçaram a Fox a cancelá-lo de imediato. Para além da péssima premissa, "Who's Your Daddy" apoiou-se numa campanha promocional muito sexual, que nos remetia para noções de incesto.

17 – Sister Wives (TLC)
A bigamia é um crime em grande parte dos Estados Unidos da América mas, tal como a prostituição, é permitida em alguns sítios. Este polémico “Sister Wives” acompanha o quotidiano de uma família bígama, onde o marido e as suas mulheres tentam fazer frente aos preconceitos e aos desafios da vida em comunidade. Para além de ter um conceito polémico, “Sister Wives” é, na maior parte do mundo, um programa ilegal que transmite ideias erradas e que, só por isso, deve ser considerado um programa a evitar, no entanto, tem conseguido obter algum sucesso nas audiências e, até hoje, ainda se mantém no ar. 

18 - The Littlest Groom (FOX)
É politicamente incorreto? Sim. É parvo? Sim. “The Littlest Groom” é uma versão para anões de “The Bachelor” (já de si um programa parvo), onde um anão tinha que escolher a sua noiva entre um grupo de candidatas. O programa foi tão mal recebido que só durou dois episódios. É fácil de perceber porque. 

19 – Cathouse: The Series (HBO)
Este reality show documental acompanha a rotina das prostitutas que trabalham no bordel Moonlite BunnyRanch, um dos poucos bordeis legais nos Estados Unidos da América. As cenas de sexo explicito são habituais nos vários episódios desta série documental, que também têm muita nudez e linguagem imprópria. O glamour que “Cathouse: The Series” transmite à prostituição é também incompreensível e deve ser criticado, mas pior que isso é o facto de dar a ideia que a prostituição é rentável, segura, divertida e não acarreta nenhum risco para as profissionais do ramo, quando bem sabemos que não é assim. O conceito até pode ser interessante de um ponto de vista documental, mas esta série passa ideias muito erradas e acaba por transformar um assunto potencialmente interessante e dramático num reality show cheio de sexo, despreocupação e humor. 

20 – The A-List (Logo)
Este reality show expandiu-se para Nova Iorque e Dallas, mas ambas as versões já foram canceladas porque, pelos vistos, os norte-americanos não querem ver o dia-a-dia de vários homossexuais que deixam mal vistos todos os homossexuais do mundo, com os seus dramas mesquinhos e vidas superficiais que só confirmam os piores estereótipos dos homossexuais.

21 – The Bachelor/ The Bachelorette (ABC)
Este programa já existe há alguns anos e, como já devem saber, tem um formato muito enganador, porque cria uma novela ficcional e tenta vendê-la como um programa realista. A artificialidade de "The Bachelor" é palpável, mas este não é o único programa do género porque, para além deste programa romântico, existem ou já existiram muitos outros com uma premissa semelhante e que, tal como este, comercializam o amor e insultam a inteligência do espetador.  Entre os exemplos contam-se "Beauty and the Geek" ou "

22 - Armed and Famous (CBS)
Este reality show acompanha várias celebridades que integram uma Academia de Polícia e, após concluírem o curso de polícia, juntam-se a polícias verdadeiros e tentam combater o crime. A ideia não tem lógica e é péssima. A sua execução foi pior ainda e, por força disto, este programa acabou por ser cancelado após quatro episódios. 

23 - Bad Girls Club (Oxygen)
Um grupo de raparigas mal comportadas são enfiadas na mesma casa, onde são incentivadas a discutir e a resolverem os seus problemas de forma pacifica. Esta promoção de paz não se materializa em nenhum episódio, já que estas raparigas são incapazes de lidar umas com as outras e, inevitavelmente, envolvem-se em violentas discussões que alimentam audiências. Este programa já vai na sua décima primeira temporada. 

24 - Celebrity Rehab with Dr. Drew (VH1)
O psicólogo Dr Drew junta um bando de celebridades e tenta resolver os seus vários problemas, que vão desde alcoolismo a problemas comportamentais. Este programa é um verdadeiro insulto à psicologia e não surte nenhum efeito prático nos "pacientes", que só aceitam participar neste show para aparecerem e tentarem relançar as suas carreiras. É por isso que este programa está ferido de morte desde o início.

25 - Jon & Kate Plus 8 (TLC)
Foi, durante anos, um dos reality shows mais bem sucedidos da televisão por cabo norte-americana e conseguiu, quase no final, mostrar ao público a desintegração de uma família sólida. O final deste programa foi a melhor coisinha que podia ter acontecido às oito crianças, que agora têm a oportunidade de levar uma vida normal e calma. Já os pais, Jon e Kate, vão ter que lidar para sempre com as péssimas consequências deste programa que, para além de ter destruído a sua família, quase que os tornou nas pessoas mais detestadas nos EUA.

26 - The Simple Life (FOX) 
Um duo de celebridades mimadas, Nicole Richie e Paris Hilton, tentam viver uma vida normal? Pode parecer interessante e hilariante mas não é, já que todos os episódios deste programa vendem ao público uma falsa sensação de humildade e moralidade que só é superada pela onda de estupidez que deriva dos diálogos, previamente orquestrados, entre estas duas celebridades. Para além deste programa parvo, Paris Hilton participou em outros reality shows, desta vez na MTV, onde andou à procura de uma nova melhor amiga. Já que estamos a falar de reality shows de cantoras da MTV, porque não mencionar também o deplorável "The Ashley Simpson Show" ou o igualmente mau "The Newlyweds".

Enviar um comentário

10 Comentários

  1. Dance Moms,sem dúvida,é o maior dos espetáculos da vaidade humana.Além de ser uma tremenda ode ao sucesso a qualquer preço e ao individualismo,cada vez mais incensado pela sociedade moderna.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vou nem falar nada porque eu não quero discutir...

      Eliminar
    2. desculpa mas eu discordo do que voce falou pq se os programas realmente fossem ruins nao os teria +

      Eliminar
  2. Vou mostrar esta lista sempre que alguém me pedir indicação de alguma série de terror... fazendo questão de destacar Toddlers and Tiaras.

    ResponderEliminar
  3. Não conheço todas as séries e algumas, apesar de vê-las passar na TV portuguesa, não consigo nem olhar. Mas das que vi tenho que concordar com esta lista. Acho que sempre que vi um programa destes foi com o queixo caído em incredulidade. E dou graças de ter nascido na Europa e não nos EUA. Bolas...

    ResponderEliminar
  4. imbecil que não sabe de nada, elas danças porque é o que elas querem para o futuro dela e veja a Maddie Ziegler o sucesso que ela faz e participa do programa

    ResponderEliminar
  5. Estes programas de TV são um atentado para a cultura da sociedade, pessoas que vêem este tipo de programas ou são pessoas curiosas que passam por engano de canal e se deparam com essa bosta e antes de terem convulsões e espumarem pela boca mudam rapidamente de canal, ou então são pessoas cujo QI é inferior ao cérebro de mosca num crânio de Bisonte

    ResponderEliminar
  6. Só li "parva", "parvo"... é fetiche pela palavra?

    ResponderEliminar

//]]>