Crítica - The Internship (2013)

 
Realizado por Shawn Levy
Com Vince Vaughn, Owen Wilson, Rose Byrne

Qual é o seu emprego de sonho? A resposta a esta pergunta está dependente de alguns fatores subjetivos inerentes aos gostos e personalidade de cada um, mas é provável que muitas pessoas ambicionem ou sonhem em trabalhar na Google, um gigante tecnológico e uma empresa em constante expansão que tem vindo a ser considerada, pela Forbes e pela Fortune, como uma das melhores empresas do mundo para trabalhar. O que torna a Google assim tão especial e apelativa? A resposta pode ser encontrada em “The Internship”, uma comédia que nos dá um pequeno vislumbre, embora algo excessivo e irrealista, de como é trabalhar nesta conceituada empresa informática. Para além de nos mostrar o lado positivo e glamoroso dos bastidores da Google, “The Internship” também se destaca como uma comédia razoável, onde somos apresentados a Billy e Nick (Vince Vaughn e Owen Wilson), dois vendedores cujas carreiras foram devastadas pela crise financeira e pela era informática. O seu futuro parece pouco risonho mas, contra todas as expetativas dos envolvidos, conseguem um cobiçado estágio na Google, juntamente com um batalhão de pequenos génios com quem terão de competir para provarem que não estão obsoletos e que a carência é a principal fonte da reinvenção.

   

É verdade que “The Internship” parece ser um gigantesco anúncio publicitário, mas pelo meio de todas as pequenas demonstrações dos vários produtos da Google e das alusões ao espírito futurista e descontraído desta empresa, existe um argumento divertido que explora duas questões bem atuais: a adaptação das antigas gerações às novas tecnologias e as grandes dificuldades que as novas gerações têm em entrar no competitivo e exigente mercado de trabalho. Esta última é objeto de uma abordagem mais tímida, mas é na mesma alvo de alguma atenção por parte do filme, que aproveita os problemas dos jovens estagiários, que acompanham Billy e Nick (Vince Vaughn e Owen Wilson) na sua aventura laboral, para exemplificar alguns medos recorrentes dos jovens universitários que, por muito inteligentes que sejam, não têm um emprego garantido quando terminam a sua formação universitária. O grande enfoque narrativo do filme é, no entanto, a progressiva adaptação de um par de desajustados dinossauros (Billy e Nick), sem qualquer experiência na competitiva área das novas tecnologias, a um emprego que exige muito mais do que qualquer um deles pode oferecer. Esta arrojada aventura profissional, que foi idealizada por Vince Vaughn e Jared Stern (Guionistas), tem um claro potencial cómico e intelectual, mas perde muito do seu valor e encanto graças à fórmula narrativa previsível e já muito gasta que é utilizada para a encadear e desenvolver. É por causa deste pequeno problema que conseguimos adivinhar como é que a sua história vai evoluir até final, ou seja, sabemos desde o início que os dois vendedores vão passar por uma série de atribulações que realçarão os seus méritos ou debilidades e que, no final, vão aprender uma valiosa lição de vida e provar a todos o que duvidaram de si que são capazes de vencer as probabilidades. Esta fórmula pode até estragar um pouco o filme, mas foi bem empregue e consegue por isso retirar um bom par de situações cómicas e emotivas dos pontos altos e baixos da jornada de Billy e Nick, que infelizmente é atrapalhada por alguns elementos completamente desnecessários, como o romance entre Nick e Dana (Rose Byrne), uma empregada demasiado séria da Google.

   

O argumento de “The Internship” aposta portanto numa história com alguns aspetos interessantes, mas não se pode dizer que seja surpreendente ou constantemente engraçada. Está visto que algumas coisas simplesmente não resultam, mas nenhuma delas é o duo formado por Owen Wilson e Vince Vaughn, que recuperam aqui a garra cómica com que ajudaram a transformar a comédia “Wedding Crashers” (2005) num sucesso global. As suas performances são bastante engraçadas e produtivas, até porque conseguem incutir às suas respetivas personagens um forte sentimento de fraternidade que cai sempre bem num filme deste género. Se ignorarmos a constante publicidade à Google e a clara falta de imprevisibilidade da sua história, então acho que é seguro considerar “The Internship” uma comédia razoável, cómica e acessível com um bom elenco. 

 Classificação – 3,5 Estrelas em 5

Enviar um comentário

0 Comentários

//]]>